PRÉ TEMPORADA 2017

PRÉ TEMPORADA 2017

Conversamos com parte do time Edgers, para saber como vem sendo o ritmo preparatório durante esse período de pré-temporada. Em entrevista exclusiva, cada um contou suas expectativas e os detalhes que antecedem a temporada 2017. Confira abaixo:

MICHEL CECHET
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Em 2016, usei na minha Honda CRF450R, coroa 49, pinhão 13, manoplas “A1”, mangueira neon e o poderoso disco de freio dianteiro 270mm. Já para 2017, vou continuar de Edgers, usarei coroa 50 dentes, pinhão 13, manoplas “A1” e mangueira Suspiro neon, além da linha casual, que está muito bonita!
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Algumas coisas e prioridades mudaram bastante em 2017. Após dois anos defendendo a Zanol Team, nesta temporada, volto à condição de piloto privado, onde usarei uma motocicleta KTM modelo EXC-f 350cc.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
A ideia para o ano é ficar mais com a família, já que mais um membro chegou no finalzinho de 2016. Porém, não vou me aposentar ainda....rs, estarei presente em algumas etapas do Brasileiro de Enduro FIM e também no Enduro de Regularidade. Disputarei o estadual de Enduro FIM e ainda estão nos planos o RedBull Minas Riders, que acontecerá em maio.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
A pré-temporada está sendo bem produtiva e tranquila por enquanto, tenho focado em me adaptar bem ao novo equipamento. Com o horário de verão, as coisas ficam mais fáceis para treinos com moto, acabamos ganhando mais tempos de luz do dia e isso faz toda a diferença na preparação.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Minha manopla favorita é a “A1”, independente da cor. Já usei todas, mas se fosse escolher apenas um tom, certamente seria o cinza.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
As expectativas para uma temporada são sempre as melhores, mas o principal é não machucar, dar trabalho aos concorrentes e me divertir!

VITOR MARTINS
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Em 2016 tive uma grande parceira como a Edgers Racing. Por andar de 230cc, usava todos os produtos da marca em minha moto! Além do ganho de performance, os manetes deixavam ela com um visual bacana, o disco ficava muito show e também a mangueira do tanque. Além disso, a relação tem um desenho que curtia demais e eu nem saberia dizer das manoplas - onde senti bastante firmeza na minha “Guerreira”.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
A grande mudança é o Brasileiro de Hard Enduro. Corri algumas etapas no final do ano passado e resolvi disputar pra valer em 2017. Além disso, continuarei disputando a Copa EFX e o CACC, campeonatos onde já estou melhor familiarizado e pretendo puxar ainda mais o ritmo.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Disputarei os principais campeonatos como a Copa EFX, o Cross Country (CACC) e o GP6 Horas.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
A pré-temporada esta sendo muito boa, estou treinando 2 vezes durante semana e todos os finais de semana. Além disso, não deixo de cuidar da parte física e alimentar, faço academia e controlo bem minha dieta, mas nada de exageros.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Para a minha GUERREIRA com os gráficos novos, minha manopla favorita vai ser a Azul, que combinará demais!
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Minha expectativa para 2017 é de bastante treino, dedicação nos estudos e nas motos. Quero poder mostrar o meu trabalho e trazer bons resultados para a equipe.

DÁRIO JÚLIO
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Nós da equipe Honda Rally, utilizamos todos os produtos da marca, desde a relação (coroa e pinhão), disco de freio, manetes, punhos... e todos nos serviram muito bem. Não pretendemos mexer, tivemos bons resultados e pretendemos manter assim.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Nesse ano, a grande novidade foi a chegada de um novo membro para o time, o piloto Túlio Malta, que andará a bordo de uma CRF230cc. Em 2017, ao contrário do ano passado, não disputaremos a Copa Brasil EFX, focaremos mais no Rally e no Enduro de Regularidade. Os pilotos andarão com as motos CRF450X no Rally e CRF450RX para treinos e provas de enduro. Apenas eu correrei de CRF250R e o Túlio de 230cc, como já dito. No Rally, os pilotos Jean Azevedo, Gregório Caselani e Tunico Maciel, correrão na principal categoria da modalidade, a Super Production. O piloto Túlio andará pela Nacional. Já no Enduro de Regularidade, eu, Tunico e Túlio correremos pela Master.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Nosso calendário está bem completo. Disputaremos o Brasileiro de Rally CrossCountry, Ibitipoca Off-Road, Enduro da Independência, Rally dos Sertões, algumas provas regionais e fizemos no mês passado o Piocerá (onde já fomos vitoriosos).
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Temos treinado muito a parte física, nosso ano nos exigirá muito e as provas puxarão mais ainda dos pilotos. Além disso, não deixamos de cuidar dos treinos com moto, para voltar a ganhar ritmo e chegar forte no início dos campeonatos.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
De todas as cores que já utilizei, acredito que a rosa foi a que melhor destacou na moto.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
A expectativa é ótima!! Vencemos nosso primeiro desafio do ano (Piocerá) e vamos trabalhar duro para continuar nas primeiras posições no Brasileiro de Rally, garantir um bom resultado no Rally dos Sertões e não fazer feio nas provas de Regularidade.

GABRIEL BADARÓ
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Eu utilizo toda a gama de produto, desde os manetes, passando pelos punhos, mangueira do tanque, e claro, a relação, que para mim é a melhor do mercado. Não costumo mudar as minhas configurações, só altero a cor do punho de vez em quando para a magrela ficar com um visual diferente.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
O que mais chama a atenção é o desenvolvimento da cena do Hard Enduro no brasil. Os eventos estão acontecendo, e acredito que em breve termos um campeonato brasileiro da modalidade. Se isso acontecer, considero sair da "aposentadoria", pois é uma modalidade que me identifico bastante, com a experiência que conquistei trabalhando como track manager do Red Bull Romaniacs e do Red Bull Minas Riders.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Por enquanto, o foco é total no Red Bull Minas Riders. Nesse ano de 2017, junto com o piloto Lucas Nunes, somos responsáveis pelo roteiro do terceiro dia de prova, que larga em Barão de Cocais e chega em Belo Horizonte. Progredimos muito, mas ainda temos trabalho pela frente para poder entregar um roteiro digno da competição, e que desafie os pilotos ao limite. Depois que passar o evento, que será em maio de 2017, vou analisar e pretendo correr algumas competições, pelo menos o King of The Jungle, em Campinas, e quem sabe, outros eventos focados no Hard Enduro.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
A pré-temporada até agora tem sido estilo boia fria, batendo muito facão e ficando dias a fio jogado no mato para poder levantar o roteiro do terceiro dia do RedBull Minas Riders - como falei antes. Acaba que é um bom preparo físico, mas posso falar que não é uma missão fácil. Acaba com o nosso físico, estou todo machucado, e acaba com as motos também, pois vira e mexe, estamos rolando morro abaixo, em algum local bem distante da civilização. Pelo menos, acredito que vou ter um bom preparo para o resto do ano. E as trilhas que descobrimos, acabam ficando para os demais praticantes utilizarem, a região metropolitana de Belo Horizonte, é literalmente a meca do off-road, já exploramos bem o terreno e ainda tem muita coisa a descobrir.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Na verdade, preocupo mais com o desenho e o composto do punho do que a cor em si. Isso para mim é um diferencial da Edgers, e é quando você observa que é um produto feito por quem anda de moto, para quem anda de moto. Desde as setas que facilitam a instalação, ao desenho do punho que foge do tradicional e se adapta perfeitamente à mão. Isso ajuda demais na hora de evitar calos indesejáveis. Então seja qual cor for, eu não me importo, desde que seja Edgers.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
A expectativa é talvez sair da aposentadoria...rs. O nível do Enduro FIM subiu demais, e sendo bem sincero, ficou tão difícil acompanhar os ponteiros, que perdi um pouco do tesão, acaba ficando perigoso. Por um lado, é muito bom ver o nível do Enduro Nacional crescer, mas por outro, para nós que somos pilotos amadores, acaba exigindo demais, tanto do nível de risco envolvido, como o nível de treinamento e equipamento necessário para brigar na ponta. Por isso, minha expectativa é que o cenário do Hard Enduro nacional cresça com bons eventos, onde acredito que posso brigar por algumas vitórias. Depois que passar o Minas Riders, vou analisar com calma, mas com certeza vou aparecer em alguns eventos por aí.

TUNICO MACIEL
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Utilizei a linha completa de produtos Edgers: mangueira respiro de tanque, manoplas, pinhão, coroas e manetes na temporada 2016. Para esse ano, pretendo continuar com os produtos na minha moto e caso haja alguma novidade, estou certo que será de alta qualidade.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Em 2017, permanecerei defendendo o esquadrão vermelho na Honda Oficial de Rally. Estou muito satisfeito com a equipe e com minhas motos (Honda CRF450X que ando no Rally e CRF450R para o motocross e enduro). Neste ano, mudei de categoria no Rally, passarei a disputar o campeonato correndo na Super Production (principal da modalidade). No enduro de Regularidade, vou correr na categoria Master (também principal) e caso eu também dispute provas de Enduro FIM, será na categoria Junior - para menores de 23 anos.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Em 2017, fiquei feliz com meu contrato, será um ano de muitas disputas e estou bem empolgado. No Enduro de Regularidade, já começamos o ano de pé direito dominando o pódio no Piocerá. Fiquei em primeiro, Dário Júlio em segundo e Túlio em terceiro... foi perfeito! Ainda falando de Regularidade, disputaremos também o Enduro da Independência e o Ibitipoca - o que nos exigirá bastante como pilotos. Também teremos no calendário, o Campeonato Brasileiro de Rally CrossCountry - composto pelo RN1500 (etapa de abertura), o Rally do Velho Chico, o Baja Jalapão, o Rally das Serras e as cinco primeiras etapas do Rally dos Sertões… uma prova de grande expressão nacional e de muita dificuldade sentida pelos pilotos. Precisamos dar tudo.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Minha pré-temporada foi ótima e procurei treinar bem forte. Sou muito grato a três pessoas que fizeram um trabalho de ponta: minha preparadora física Maykeline, minha nutricionista de extrema competência Rita e o Tiago "ET", que sempre treinou comigo. Espero manter esse ritmo forte até a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally para estar bem preparado e cometer o mínimo de erros possíveis.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Minha cor de manopla preferida são as mais neon. As de cor verde, amarela e a rosa, certamente serão vistas na minha moto.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Minha expectativa é boa, começamos bem o ano com o Piocerá e espero chegar muito bem preparado. Venho puxando mais o ritmo agora para ganhar força física e técnica. Não pretendo aliviar para os meus adversários. Quero fazer um bom trabalho e representar bem minha equipe e meus patrocinadores.

IGOR SANTOS
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Ano passado, corri de CRF230cc disputando provas de Motocross e Velocross. Consegui equipá-la com vários produtos Edgers: disco de freio, manetes de freio e embreagem, coroa 53 preta, pinhão 13 dentes, mangueira neon amarela e manoplas A1. 
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Em 2017, correrei novamente de 230cc nas categorias VX230 no velocross e Nacional no motocross.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Pretendo disputar os campeonatos: Circuito Paulista de Velocross e Motocross, Interestadual de Motocross e Copa SP de Motocross. Estou bem empolgado!!
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Comecei o ano treinando de moto 3 vezes na semana. Também faço academia 3 vezes na semana.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Minha cor de manopla favorita é a amarela neon, estou com a moto preto e o símbolo da Edgers nas aletas do tanque. Acho que ficará bem bacana.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Minha expectativa para 2017 é conseguir andar bem nos campeonatos, também evitar problemas mecânicos e lesões, se Deus quiser!! Esse ano continuaremos com o apoio da Edgers Racing e outros patrocinadores.

VINÍCIUS LUIS LOPES "MUSA"
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Utilizei as manoplas “A1”, pinhão 13, manetes, coroa 49 e a mangueira respiro de tanque na cor amarelo neon. Para 2017, utilizarei coroas 50 para tentar aproveitar mais da moto nas partes travadas.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Mudou a categoria na Copa EFX, em 2016, corri na Júnior, agora vou para a Elite - por ter sido campeão dois anos seguidos.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Vou disputar o Campeonato Mineiro de Enduro, a Copa Brasil EFX e o Campeonato Brasileiro de Enduro. A expectativa esta bem alta!
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Esta sendo ótima, consegui melhorar em muito a minha alimentação, o que resultou em um físico melhor e mais preparado. Nos treinos, tenho focado mais na parte de curvas, e também no motocross.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Verde Neon para mim supera todas. Fica ótima com a moto vermelha!
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Espero que seja uma boa temporada, cheia de disputas e que eu consiga evoluir bastante no esporte. Acho que começar a temporada com bons resultados, sem grandes erros, fará toda a diferença no final.

JÚLIO FERREIRA
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Em 2016 utilizei coroa 48 dentes, pinhão 13, manetes e manoplas “A1” - além do Disco de Freio 270mm Oversize, que é demais.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Para 2017, vou integrar a equipe Honda Racing Enduro Team, e estou bem confiante. Andarei nos campeonatos a bordo de uma Honda CRF450cc, na classe E2.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Vou disputar o Campeonato Mineiro, Brasileiro de Enduro e a Copa Brasil EFX de Enduro. As expectativas são as melhores possíveis.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Sigo uma rotina de treinos intercalando entre bike e academia para ajudar o físico, além de muito treino de moto também
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Minhas cores de manopla preferida são a cinza e amarelo. Ficam ótimas de moto com os gráficos e plásticos vermelho.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
A expectativa é sempre a melhor possível, vou manter o foco e buscar sempre a vitória - me esforçando ao máximo nas corridas.

PHILIPE DE PINHO
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Infelizmente, em 2016 não tivemos uma temporada muito agradável por motivos financeiros, e decidimos abandonar o motocross por um tempo. Durante o tempo que estávamos andando, utilizei os melhores produtos em minha moto, a coroa Edgers possui uma durabilidade incrível, costumava usar os tamanhos 50 ou 49, de acordo com a pista. O pinhão sempre mantive o mesmo, 13 dentes. Manoplas “A1” também era um item obrigatório na moto.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Para 2017, ainda não temos planos para temporada, pois estamos passando por uma situação muito complicada como todo o esporte no Brasil. Para nós da equipe PR Racing, esta sendo impossível.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Se conseguirmos participar de algum evento, com certeza estaremos presentes no Campeonato Mineiro, que vai ser o melhor, sem dúvidas.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
As manoplas com certeza são as melhores que já utilizei, o conforto e o grip são incomparáveis e a minha cor preferida é a amarela, mas a rosa também acho irada!

RAPHAEL DE PINHO
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Utilizei toda a linha Edgers no ano passado. Para 2017, pretendo experimentar o grip da nova manopla, a “A2”, na cor rosa. - 
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Mudei de moto neste ano, voltei às origens andando de YZ 250cc 2T. Pretendo fazer algumas provas com ela e continuar na nossa equipe, a PR Racing Motocross.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
A crise financeira que o país enfrentou no ano passado, também afetou a nossa equipe.... Assim, estamos com pouco recurso financeiro para continuar no mesmo ritmo do ano passado. Estamos batalhando para conseguir correr o Campeonato Mineiro de Motocross, que promete.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Apresentamos nosso projeto anual e estamos esperando uma resposta positiva, para estudarmos se teremos condições de começar a correr, além disso, tenho me preparado com academia e bike, sem treinar de moto por enquanto.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Gosto bem da A1, o grip e conforto superam. De cor, fico com a rosa.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Bom, espero que a nossa equipe consiga superar essa dificuldade financeira para podermos voltar ao antigo ritmo de provas e treinos. O pensamento é sempre positivo, correndo muito atrás. Espero também que seja um ano bom, com muitas provas e poucos acidentes, e que consigamos terminar o campeonato com bons resultados.

TÚLIO MALTA
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Utilizei na temporada 2016, a linha completa de produtos Edgers. Em minha CRF230cc, equipei com manetes de freio e embreagem anodizadas, coroa 50 dentes e pinhão 13, manoplas “A1” nas cores verde, rosa neon e cinza. Também aproveitei as mangueiras neon e o incrível disco de freio Oversize 270mm.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Em 2017, farei parte da equipe oficial Honda Racing Brasil. Em todas as provas do calendário, competirei com a CRF230cc, moto de maior volume comercial hoje no cenário off-road. A equipe tem uma grande estrutura, nos possibilitando segurança e briga para títulos futuros.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
O campeonato Brasileiro de Rally, Rally dos Sertões e algumas provas de Regularidade como: Piocerá, Ibitipoca e o Enduro da Independência, que também completam nosso quadro de competições.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
A pré-temporada vem sendo a mais intensa da minha carreira. Os treinos diários e alimentação balanceada fazem parte da rotina. A preocupação com o físico é sempre o ponto mais aferido de todo este processo. Andar de moto também é essencial, mas por trás disto tudo, tenho acompanhamento de profissionais que me auxiliam para um melhor desempenho e crescimento.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Sem dúvida, as manoplas “A1” de cores neon (amarelo, verde, rosa e laranja).
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
As expectativas são as melhores. Dário Júlio, nosso chefe de equipe, me deu uma grande oportunidade e espero fazer jus a tudo isto. Almejar títulos é primordial para alcançá-los. E é isso o que eu espero! Vou aproveitar todo o aparato Honda com seu equipamento de ponta e toda a estrutura oferecida a nós pilotos. Temos uma das melhores equipes no Brasil, os melhores patrocinadores e os pilotos mais preparados da modalidade. A Honda é detentora dos títulos mais importantes, e assim quero contribuir para a Honda estar sempre ao lugar mais alto do pódio.

JOÃO VITOR
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Em 2016, utilizei os punhos “A1”, coroa 52 dentes e o pinhão 13. Particularmente, os produtos me atendem muito bem e pretendo manter o acerto da moto para este ano.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
A virada de temporada não sofreu grandes mudanças, andarei mais um ano pela equipe ORANGE-BH, continuarei correndo de KTM 250EXC F e me manterei na categoria E1. Mas pretendo disputar mais provas em 2017.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Neste ano, farei o Brasileiro de Enduro FIM, Copa Brasil EFX, RedBull Minas Riders, Ibitipoca e participarei do tradicional Enduro da Independência - que acontece em setembro. Também vou correr uma etapa do Mundial na Argentina e estudo a possibilidade de fazer o RedBull Romaniacs, mas é preciso checar as datas.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Estou mais focado, com um bom ritmo de treino, tenho pedalado, cuidado da alimentação, me exercitando na academia e andando de moto. 
COR DE MANOPLA FAVORITA.
O grip dos punhos A1 são sensacionais. Para falar a verdade, não há uma cor específica de minha preferência, acho todos bem bacanas. Mas sempre utilizo laranja e amarelo, que ficam muito bem na moto.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Consegui mais incentivos esse ano, pude fazer um curso com Graham Jarvis e o espanhol Alfredo Gomez. Estou bem confiante, essa pode ser uma de minhas melhores temporadas.

GUSTAVO PELLIN
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Na temporada passada, andei com vários produtos Edgers na minha moto, como coroa 50 dentes e também 52 - para as provas de Hard Enduro. O pinhão 13 dentes, foi durante toda a temporada. Além disso, andei com punhos “A1” na cor laranja neon e também as mangueiras respiro neon. 
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Para temporada de 2017, espero continuar como estamos, não troquei de equipe, nem de moto e quero defender o titulo da categoria “E3” novamente.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Neste próximo ano, vou disputar o Campeonato Brasileiro Enduro e o Gaúcho aqui na minha região. Quero também participar do RedBull Minas Riders. Tenho estudado a possibilidade de andar em alguma prova fora do Brasil, mas nada certo ainda.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Tenho me preparado muito bem para este início de campeonato, focando bastante na parte de pista, que acredito ser meu maior problema. Este ano não vai ser fácil, temos grandes nomes que vêm para a disputa, tanto da categoria “E3”, como para a geral do campeonato.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Minha cor de manopla preferida acho que ainda continua sendo a laranja, mas gosto muito da azul também. Gosto de como destaca na moto, principalmente com uma capa de banco na cor azul.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Espero que em 2017, eu continue liderando a categoria “E3” e consiga fazer bons resultados na geral. Sempre pensando em me divertir e ir para as provas, para aproveitar o tempo que tenho com meus amigos. É o que mais me motiva a continuar competindo.

FÁBIO SANTOS "MORANGUINHO"
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
No ano passado, usei as Manoplas neon “A1” e “A2”. Já as coroas, andei com a de 50 dentes para o Motocross e Arena Cross, e a 49 dentes para treinos, na minha YZF450cc. Usei também manetes de embreagem azul. Não devo mexer muito para esse ano não, ano passado me senti confiante, estava bem e feliz com o acerto da suspensão e do motor.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Para a temporada 2017, vou continuar na mesma equipe Yamaha Grupo Geração e continuarei na mesma categoria MX2, para ir em busca de mais um título este ano, se Deus quiser.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Este ano, tenho algumas provas no calendário. Pretendo correr o Campeonato Brasileiro de Motocross, Campeonato Brasileiro de Supercross, o ArenaCross e algumas etapas do Campeonato Mineiro de Motocross. Vamos com tudo!
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
Voltei a treinar fazem 15 - 20 dias. Tenho feito treinos com bike, moto, corrida, academia e natação. Estou 100% focado e quero trazer mais um título para casa este ano.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
A cor da minha manopla favorita é a vermelha. Acho que combina muito com o visual da minha moto e destaca mais.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
As expectativas para este ano são ótimas, vou dar o meu melhor para defender o título no Brasileiro e manter a boa constância que tive o ano passado, para terminar bem todos os campeonatos que disputarei.

VINÍCIUS CALAFATI
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Olá pessoal da Edgers, vamos falar um pouquinho dos produtos, da temporada passada e do ano de corridas, que está a todo vapor. Em 2016 utilizei as manoplas “A1” por serem macias e garantir um bom grip. Gostei muito das cores azul e laranja, já que combinavam com os gráficos e dava um toque muito bonito na moto. Usei também mangueiras de combustível na cor laranja neon, que destacavam bem. A parte de relação, optei por coroas 52 e pinhão 13.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Para o ano de 2017, pretendo utilizar os mesmos produtos. A única diferença, pode ser no tamanho da relação - já que a moto é totalmente nova. Pode ser que necessite de um novo acerto, mas precisarei fazer alguns testes ainda, junto à equipe. A KTM 2017 é linda e toda redesenhada, pretendo continuar de EXC350cc, mas pode ser que eu apareça de 250cc...rs. Já que andarei na categoria Júnior, as motos são de força livre.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Pretendo disputar o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM e a Copa Brasil EFX. Vou dar o meu melhor em ambas.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
A pré-temporada vem sendo boa, tenho treinado bastante a parte física na academia. Venho me esforçando muito todos os dias para chegar na minha melhor forma. Esse ano promete muito, tenho procurado me alimentar melhor (regulei minha dieta, cortei refrigerantes, etc..). Temos que fazer de tudo, cada segundo mais rápido é um progresso e tanto.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Minha cor preferida de manopla é a azul, que combina com os gráficos da minha KTM e acaba contrastando com o laranja, ficando muito legal.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Minha expectativa é a melhor possível. Temos ainda um mês para o início do campeonato e vou fazer tudo para chegar voando! Acredito que a temporada 2017, promete ser uma das mais competitivas da história do Brasileiro, principalmente com a implementação da categoria Enduro GP (que é uma espécie de Geral). Todos os pilotos vão querer estar no topo, acirrando mais ainda o campeonato. Comigo não é diferente, estou bem ansioso para que o ano comece. Vou defender meu título na E Júnior com unhas e dentes. Vai ser o bicho!!!

DIEGO COLETT
QUAIS PRODUTOS EDGERS UTILIZOU EM 2016? ALGO VAI MUDAR PARA 2017?
Em 2016, corri com coroas 52 e pinhão 13. Quanto às manoplas, preferi as “A1” pelo grip, variei entre as cores laranja neon, amarela neon, verde neon e azul. Usei também as Mangueiras respiro de tanque geralmente na cor laranja - já que estava de KTM.
PARA A TEMPORADA 2017, O QUE MUDOU?
Meus principais objetivos são: disputar o Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Enduro FIM. Caso não haja um conflito de datas, é provável que eu também corra a Copa EFX, mas preciso me certificar com a equipe. Ademais, quero fazer a etapa do RedBull Minas Riders neste ano e tenho analisado a possibilidade de ir para o Six Days, mas nada certo. Quero definir até o final deste mês, até porque a pré-inscrição já está aberta, e isso precisa ficar melhor encaminhado.
QUAIS CAMPEONATOS PRETENDE DISPUTAR?
Para 2017, possivelmente usarei a mesma configuração do ano passado. Manterei equipe, patrocinadores e equipamento, mas ainda estou em processo de acerto com a equipe.
COMO VEM SENDO A PRÉ-TEMPORADA ATÉ AGORA?
A pré-temporada está um pouco melhor do que os outros anos, em vista do quanto o campeonato será acirrado, comecei meus preparativos já em janeiro. Estou bem focado, tenho melhorado minha alimentação e a parte física. Meus treinos com moto não estão como eu gostaria, o ideal seria me dedicar a isso todos os dias, mas definitivamente já houve um progresso se comparado ao ano passado. Estive por uma semana em Belo Horizonte recentemente e fiz um treinamento diferente do que estou habituado, a experiência foi bem positiva para mim como piloto.
COR DE MANOPLA FAVORITA.
Cor de manopla favorita é a amarelo neon. Utilizo também a azul e a laranja por andar de KTM, mas a amarelo matou a pau.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2017?
Essa temporada será mais complicada, o campeonato está com mais presença de pilotos de fora – o que puxa mais ainda o ritmo da competição. No ano passado, consegui ficar em oitavo na Geral e já foi bem difícil. Para este ano, a expectativa é de fechar entre os dez primeiros. Na minha categoria, pretendo ficar entre os três primeiros. É claro, todos querem vencer, mas sei que o páreo vai ser duro e precisarei me dedicar ao máximo para sair com um bom resultado.