Pilotos da Junior vencem nos dois dias da competição

Pilotos da Junior vencem nos dois dias da competição

Vinícius Calafati vence o 5º Desafio Fast Brothers. Bruno Crivilin é o segundo.

Neste fim de semana, dias 15 e 16, o Desafio Fast Brothers em Nova Lima (MG) testou a habilidade e, principalmente, o condicionamento de mais de 120 pilotos inscritos em sete categorias. A quinta edição da prova, válida pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro, teve trilhas e circuitos altamente técnicos. 

Para Gabriel Badaró, um dos organizadores, a intenção era justamente desafiar os competidores: “Trabalhamos duro nos últimos dias para fazer uma prova que ficasse na memória de todos. Tivemos a preocupação de fazer uma prova com muitas trilhas para que realmente fosse medido o melhor piloto. Pelos comentários, conseguimos nosso objetivo. Todos elogiaram bastante, apesar de chegarem bem cansados ao final”.

Bruno Crivilin e Vinícius Calafati, pilotos da classe Enduro Júnior que vêm chamando a atenção pelos resultados expressivos nesta temporada, roubaram a cena e foram os mais rápidos nas duas etapas. Crivilin, da Orange BH KTM Racing, venceu no sábado, mas no domingo a vitória ficou com Calafati, da equipe Sacramento KTM. A disputa foi equilibrada, pois poucos segundos separaram os pilotos que ocuparam a liderança na geral também. Na soma, Calafati levou a melhor graças ao melhor desempenho no segundo dia, fazendo história como primeiro piloto da Júnior a vencer uma etapa do Brasileiro na Geral.

Com a mesma pontuação do concorrente, Crivilin manteve a liderança do campeonato entre os pilotos de até 23 anos. “Fiquei muito feliz com o meu desempenho. Venho de uma lesão no ombro esquerdo e por isso não pude treinar. Fiquei em repouso absoluto. No sábado andei bem, não senti muitas dores, senti o cansaço e ainda venci no geral. No domingo errei, senti o ombro e resolvi poupar um pouco. Cheguei em segundo, mas fiquei muito satisfeito com meu desempenho, dada as circunstâncias”, explicou.

Na E1, sem a presença do rival Rômulo Bottrel, que segue em recuperação de uma fratura na perna esquerda, o norte-americano Ian Blythe dominou isolado os dois dias de competição. Felipe Carlette manteve a regularidade e foi o segundo colocado, enquanto Anderson Vieira e Marcelo Carvalho se revezaram nas segunda e terceira colocações nos dois dias de prova.

“Andar de moto novamente foi muito bom. Estava nos EUA e machuquei o ombro; fiquei quase dois meses parado. Esforcei-me ao máximo, os meninos Calafati e Crivilin estão acelerando muito. Fiquei um pouco desapontado por não vencer na geral, mas feliz porque venci a minha categoria E1”, comentou o americano, novo líder da temporada. Na geral, o piloto foi o segundo colocado nos dois dias. 

Rigor Rico consolidou o domínio na classe E2, vencendo as duas etapas à frente de Júlio César Ferreira. Para o piloto de Barão de Cocais (MG), estas foram as etapas mais difíceis do ano. “Quando lesionei o joelho na última etapa, achei que a temporada tinha acabado ali. Fiz muita fisioterapia, não pude voltar firme nos treinamentos e realizei uma prova sem arriscar. As especiais estavam tranquilas, mas os deslocamentos, definiram a competição. Só trilhas, muito cansativo e desafiador”, avaliou Rico.

O final de semana não acabou bem para Loandro Anton, um dos candidatos ao título da E2. Depois de uma queda, o piloto abandonou a prova com suspeita de ruptura no ligamento do ombro esquerdo. "Estava indo bem, mas cai no último cross test e não consegui continuar, fui para o hospital. Fiquei triste, pois tinha vencido as duas últimas rodadas e esperava levar a equipe ao lugar mais alto do pódio outra vez. Estava próximo de alcançar a liderança na classificação da categoria E2", explicou o piloto da pro Tork.

Gustavo Pellin, da equipe Sacramento, manteve a invencibilidade na E3. Ripi Galileu, da equipe 3R Motos/Orange BH, foi o segundo e Luiz Felipe Braga Bastos, da Orange BH KTM Racing, o terceiro.

Na E35 o campeão foi Michel Cechet, do Zanol Team ASW Rinaldi, com Pelmio de Carvalho, representante da Da Mata Racing, em segundo.

Evandro Bozetti, da Motofield Honda, dominou os dois dias da E45, com Julio Cesar Lemos na segunda colocação. 

Victor Camargo Miranda e Wanderson Andrade “Tesourinha” brigaram pela vitória na E4. Depois de assistir ao triunfo do adversário no sábado, Tesourinha reagiu no domingo e venceu garantindo o primeiro lugar também na soma geral.

Categorias Regionais, que não contam pontos para o Campeonato Brasileiro, também fizeram parte do evento. Os vencedores foram Bernardo Silva (Regional E1), Vinicius Silveira (E2) e Roberto Lamego Jr (Regional 40).

O campeonato agora entra na reta final, restando quatro etapas que serão disputadas em dois eventos. A próxima rodada será em Mogi das Cruzes (SP) nos dias 26 e 27 de setembro.

RESULTADO GERAL (SOMA DOS DOIS DIAS)
1º Vinicius Calafati Ribeiro - 45 PONTOS
2º Bruno Ribeiro Crivilin Orange - 45 PONTOS
3º Ian Willian Blythe Orange - 44 PONTOS
4º Gustavo Pellin Ktm Sacramento - 36 PONTOS
5º Rigor Rico MotuL - 31 PONTOS

RESULTADO POR CATEGORIA (SOMA DOS DOIS DIAS)
E1
1º Ian Willian Blythe - 50 PONTOS
2º Felipe R Carlette - 44 PONTOS
3º Anderson Vieira - 38 PONTOS
4º Marcelo Carvalho Passos Jr - 38 PONTOS
5º Edinaldo Rolim De Souza - 32 PONTOS

E2
1º Rigor Rico - 50 PONTOS 
2º Julio Cesar Ferreira Eliziario - 44 PONTOS
3º Guilherme Farah Nascimento Jesus - 40 PONTOS 
4º Luiz Carlos Gomes Pereira - 36 PONTOS 
5º Mauricio Rizzon - 30 PONTOS

E3
1º Gustavo Pellin - 50 PONTOS
2º Ripi Ferreira De Oliveira - 44 PONTOS
3º Luiz Felipe Braga Bastos - 40 PONTOS
4º Vinicius Oliveira Santos - 36 PONTOS

JUNIOR
1º Vinicius Calafati Ribeiro - 47 PONTOS
2º Bruno Ribeiro Crivilin - 47 PONTOS
3º Vinicius Luis Lopes Da Silva - 40 PONTOS
4º Ronald Santi - 36 PONTOS
5º Otavio Augusto Carradori - 32 PONTOS

OVER 35
1º Michel Luiz Cechet - 50 PONTOS
2º Pelmio De Carvalho Filho - 44 PONTOS
3º Marlon Indio Dos Santos - 36 PONTOS
4º Cristiano Farah Nascimento Jesus - 36 PONTOS
5º Oriel Casagrande Neto - 20 PONTOS

OVER 45
1º Evandro Bozetti - 50 PONTOS
2º Julio Cesar Lemos - 44 PONTOS
3º Jean Pierre Buttazzi Junior - 40 PONTOS 
4º Mauro Antonio De Paula - 34 PONTOS
5º Jose Ricardo De Castro - 33 PONTOS

E4
1º Wanderson Andrade (tesourinha) - 47 PONTOS
2º Victor Camargo Miranda - 47 PONTOS
3º Thiago Paschoal - 40 PONTOS
4º Jaime Zorzal Junior - 34 PONTOS
5º Mayson Castro Moura - 34 PONTOS

REGIONAL E1
1º Bernardo Campos Silva - 50 PONTOS
2º Lucas Brandao Bretas - 42 PONTOS
3º Gustavo Oliveira De Aquino - 42 PONTOS
4º Gabriel Campos Da Silva Baratao - 34 PONTOS
5º Rafael Pereira Dos Santos - 30 PONTOS

REGIONAL E2
1º Vinicius Morais Da Silveira - 50 PONTOS
2º Fabricio Romani - 44 PONTOS
3º Gabriel Guimaraes Cordeiro -36 PONTOS
4º Phillip Oliveira Assunçao Rp Transportes - 36 PONTOS
5º Tadeu Landin Filho - 35 PONTOS

REGIONAL 40
1º Roberto Jr. - 50 PONTOS
2º Achilles Jaffar Xavier - 44 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO APÓS OITO ETAPAS
1º Ian William Blythe - 182 PONTOS
2º Bruno Ribeiro Crivilim - 159 PONTOS
3º Rômulo Bottrel Alvarenga Neto - 142 PONTOS
4º Vinicius Calafati Ribeiro - 135 PONTOS
5º Gustavo Pellin - 135 PONTOS
6º Rigor Rico - 116 PONTOS
7º Vinicius Luis Lopes da Silva - 91 PONTOS
8º Michel Luiz Cechet - 77 PONTOS
9º Ronald Santi - 76 PONTOS
10º Ripi Ferreira De Oliveira - 73 PONTOS

Redação MotoX