CONHECENDO O PILOTO - GABRIEL SOARES #19

CONHECENDO O PILOTO - GABRIEL SOARES #19

Seguindo no flow do nosso quadro Conhecendo o Piloto, essa semana iremos conhecer um pouco mais sobre Gabriel Soares #19, mais conhecido como "Tomate". O piloto que teve o Motocross como base, hoje é membro oficial da equipe Honda Racing Enduro Team, correndo pela cat. E1.História, carreira, motocicletas, curiosidades e muito mais. Confira!


- O PILOTO. 
Me chamo Gabriel Soares, tenho 20 anos, nascido em Divinópolis – MG. Quando eu era criança, gostava muito de usar roupas vermelhas, foi aí então que recebi meu apelido, Tomate, como muitos me conhecem. Meu primeiro contato com moto foi em 2007 aos 11 anos, e pilotei uma KTM 65cc... Inesquecível!!! Hoje faço parte da Equipe Honda Racing Enduro Team, e disputo a Copa Brasil EFX de Enduro e o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM.
 

- QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS TÍTULOS? 
Fui Campeão Mineiro de Motocross na cat. 65cc ­– 2009, em 2012, Campeão Mineiro de Motocross cat.85, Campeão Mineiro de Motocross cat. MX1 / MX2 – 2014 e Campeão Mineiro de Enduro FIM cat. EJ em 2017. 
 
- FALE UM POUCO SOBRE SUA ATUAL MOTO DE COMPETIÇÃO. (CURIOSIDADES/ OBSERVAÇÕES)
Atualmente, estou competindo com uma Honda CRF 250R – 2018. Reparei várias mudanças na nova linha 2018. A moto tem uma baixa mais progressiva e, ao mesmo tempo, uma média alta muito forte, me entregando a potência ideal nas provas e treinos. Estou me adaptando muito bem com as 2018, sem dúvidas a melhor 250cc que já andei. Como uso uma moto de motocross para o enduro, tive que fazer alguns acertos, mas a moto é de tirar o fôlego.
 
- COMO TEM SIDO SUA TEMPORADA ATÉ AGORA?
 Vinha com bons resultados no Brasileiro de Enduro FIM. Estava no TOP 3 da Geral e com o segundo melhor tempo na minha categoria (E1), após um erro na 4ª etapa, em Aracruz – ES, acab
ei sofrendo uma lesão na mão esquerda, me impossibilitando de competir, assim, comprometi o resto do meu campeonato. Agora vou me recuperar para o próximo ano e torcer para meus colegas de equipe.
 
- QUAL SUA CORRIDA MAIS MARCANTE ATÉ HOJE?
Foi em 2014, na final do Campeonato Mineiro de Motocross, onde fui campeão nas duas principais categorias, MX1 e MX2, sem dúvida foi um dia muito especial pra mim.
 
- QUAL TERRENO VOCÊ SE SENTE MAIS À VONTADE PARA ACELERAR SUA CRF 250R?
Como venho treinando na região de Belo Horizonte, estou me sentindo muito à vontade nos terrenos com cascalho e pedras, mas quando chego no cross-teste, me sinto totalmente em casa. Devido a minha base do motocross, tenho mais intimidade em colocar minha moto onde preciso, acertando as cavas feitas por outros pilotos e ganhando tempo a cada volta.
 
- QUAIS SÃO SEUS PLANOS FUTUROS PARA A CARREIRA?
O objetivo desse ano, era ser Campeão Brasileiro de Enduro FIM na classe E1, mas infelizmente, tive essa lesão que pode custar meu objetivo. Porém, ainda sigo com essa meta e, quem sabe, daqui há uns anos, ser campeão mundial.
 
- COMO É FEITO O DESLOCAMENTO PARA AS CORRIDAS? 
O deslocamento é muito divertido! Usamos a van da equipe Honda como transporte. Nela vão todas as motos, equipamento, integrantes da equipe, etc. Ainda vão nosso chefe de equipe Felipe Zanol e nossos mecânicos Juninho e o Iago. Às vezes, contamos ainda com a presença ilustre do “véi Jaci” (pai do Zanol). Quem é das pistas conhece...rs.

- QUAIS PRODUTOS EDGERS RACING VOCÊ UTILIZA? E O QUE TEM ACHADO? 
Conto com vários produtos Edgers na moto. O Disco de freio 270mm me entrega uma qualidade fenomenal nas frenagens. Na minha pegada, as manoplas A1 na cor azul, me garante um enorme grip e conforto, elas são muito macias, tudo o que um piloto deseja, sem contar o visual animal, com várias cores para estilizar sua moto. Para o kit relação, uso a Coroa de Aço S9 – 50 dentes e Pinhão – 13 dentes, me assegurando uma ótima durabilidade e resistência.
 
- A PALAVRA É SUA, TOMATE. AGRADECIMENTOS PARA ALGUÉM OU QUER ACRESCENTAR ALGO?
Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer primeiramente a minha equipe Honda Racing Enduro Team por acreditar no meu trabalho e me apoiar. À Edgers Racing pela credibilidade em me patrocinarem mesmo quando eu era piloto privado, sempre me ajudando e me colocando pra cima. É uma família que trabalha certo e perto dos pilotos. São também pilotos e fazem um trabalho muito bonito, deixo aqui o meu muito obrigado por fazer parte dessa família.