CONHECENDO O PILOTO - FELIPE CARLETTE #13

CONHECENDO O PILOTO - FELIPE CARLETTE #13

Dando continuidade no nosso quadro Conhecendo o Piloto, hoje iremos conhecer um pouco sobre a história do capixaba tetracampeão de Enduro FIM Felipe Carlette #13. Abaixo, o piloto conta um pouco mais sobre curiosidades em estar competindo na E3, fixa técnica da motocicleta, biografia, e muito mais! Confira!


- O PILOTO 
Me chamo Felipe Carlette, tenho 32 anos, capixaba, nascido e criado em Cachoeiro de Itapemirim - ES. Ao contrário da maioria dos pilotos, quando era mais novo, minha família não me apoiava no esporte, sempre dizendo ser algo perigoso – me privando de pilotar moto. Ao completar 18 anos, adquiri minha primeira moto (uma Agrale 16.5 Elefantré – 1984), daí em diante comecei a andar e não parei mais.
 
- QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS TÍTULOS?
 Sou tetracampeão capixaba de Enduro FIM, campeão da Copa Sudeste Brasil na cat. Sênior, Bicampeão Mundial de Super Enduro na cat. Nacional e campeão do Rally ES, na cat. Maraton.

- FALE UM POUCO SOBRE SUA ATUAL MOTO DE COMPETIÇÃO. (CURIOSIDADES/ OBSERVAÇÕES)   Esse ano conto com uma Honda CRF 450R 2016, equipada com um kit Big Bore 500 – para correr na cat. E3 (motos acima de 450cc). Após esse upgrade, minha CRF ficou melhor do que eu imaginava! Apesar de ter aumentado a potência do motor, ainda tenho uma moto bem dócil. Mas claro, não deixa de ser um canhão, porém estou gostando bastante da “nova” moto.
 
- COMO TEM SIDO SUA TEMPORADA ATÉ AGORA?
 Minha pré-temporada foi bem difícil. Comecei fraturando um dedo da mão direita que me custaram dias de treino para poder voltar às provas. Apenas com a lesão estabilizada, pude voltar à rotina e correr atrás do tempo perdido.
 
Na abertura do Brasileiro de Enduro FIM, em São Paulo, tive um bom resultado. Mais tarde, uma semana antes da 3ª etapa do Capixaba de Enduro FIM, fraturei o quarto metacarpo da mão e precisei fazer uma cirurgia de urgência para inserir dois pinos. Infelizmente foi na mão esquerda e, desde então, tenho muita dificuldade para pilotar como antes. Outro fato agravante é, por ser uma motocicleta 500cc, preciso puxar a embreagem a todo momento para controlar a moto e sinto bastante a mão.
 
Na etapa de Aracruz - ES, válida pelo Brasileiro de Enduro FIM, tive uma surpresa incrível, consegui completar a prova, finalizando na segunda posição pela cat. E3 – mesmo com muita dor e dificuldade nos movimentos da mão.

 
- QUAL SUA CORRIDA MAIS MARCANTE ATE HOJE?
Com certeza, foi a primeira etapa do Mundial de Super Enduro. Me preparei bem para a prova, apesar de ser uma modalidade nova aqui no brasil, assisti vários vídeos para entender mesmo o funcionamento das corridas. O mais difícil dessa corrida, foi conseguir a vaga para correr, pois só podiam correr os pilotos que fossem convidados pela federação. Fechei a prova como campeão na cat. Nacional, para mim foi muito marcante mesmo!
  
- QUAL TERRENO VOCÊ SE SENTE MAIS A VONTADE PARA ACELERAR SUA CRF?
 Não tenho muitas preferências. Tenho experiência em todos, se estou pilotando minha moto, o resto é só alegria!
 
- HÁ/ HOUVE ALGUMA DIFICULDADE ESPECÍFICA QUE ENFRENTA ENQUANTO PILOTO?
 Como piloto, minha maior dificuldade é não conseguir tempo suficiente para me dedicar ainda mais aos treinos. Minha maior vontade, seria ter 100% de disponibilidade, e ver até qual nível eu conseguiria elevar minhas técnicas.
 
- COMO É FEITO O DESLOCAMENTO PARA AS CORRIDAS?
 Hoje em dia, como faço parte da equipe Moto Litoral Honda. O deslocamento é feito junto a eles. Quando acontecem imprevistos que me impedem de irmos juntos, vou de avião ou carro próprio, mas minha moto sempre vai na van da equipe.
 
 
- QUAIS PRODUTOS EDGERS RACING VOCÊ UTILIZA? E O QUE TEM ACHADO?
 Uso Manoplas A1 nas cores ROSA NEON e VERDE NEON. É diferente de tudo que se vê por ai, difícil até descrever esse produto, tão bem pensado para nos pilotos, fora o visual style que qualquer piloto quer para sua moto. Para segurar todo o torque da minha 500cc, conto com o kit relação: Coroa de Aço S9 – 49 dentes e um Pinhão 13 dentes, materiais extremamente resistentes, você pode rodar em todo tipo de terreno sem preocupação do kit te deixar na mão.
Quando fiz a substituição do disco de freio original por um
Disco OVERSIZE 270mm, senti uma grande diferença no modo em que minha CRF se comportava nas frenagens. Me surpreende a tecnologia por trás do produto. E não poderia me esquecer da Mangueira de Suspiro, as mais charmosas do mercado. São maiores que as originais e o encaixe é perfeito, evitando que você perca quando “atropelar” uma sessão de costelas..rs

- A PALAVRA É SUA, CARLETTE. AGRADECIMENTOS PARA ALGUÉM OU QUER ACRESCENTAR ALGUMA COISA?
Primeiramente gostaria de agradecer à Equipe Honda Moto Litoral, por ser a primeira equipe forte de Enduro FIM no Espírito Santo. Agradecer também a Honda por toda a assistência e a Edgers Racing, por todos os produtos de alto desempenho, dando aquele up que faz a diferença dentro das pistas. Para o meu pai um forte abraço, que está comigo em todas as corridas, me apoiando e ajudando em tudo.